Skip to main content

Avalanche é o primeiro CD solo de Marilia Giller e teve projeto gráfico criado pelo Lumen Design. O álbum marca os 30 anos de carreira da pianista, que também é professora e pesquisadora da Faculdade de Artes do Paraná. O show de lançamento do disco foi realizado no Teatro do Paiol, em Curitiba, em 11 de novembro de 2013.

Avalanche traz composições que remetem às primeiras gravações de Marilia com o grupo Sotak, na década de 90. Mas também traz um mergulho nas referências e conceitos novos da pianista. Um deles é o “jazz friction”, o hibridismo entre o jazz e o rock. Informada pelas ideias do musicólogo Acácio Piedade, Marilia acredita que o jazz e a música brasileira não se misturam e provocam uma fricção musical. Atrito que, por sua vez, também dá início às avalanches, o conceito que passou a amarrar as faixas do CD após a morte de um de seus principais idealizadores, Emerson Antoniacomi, no meio da produção. Dos ritmos brasileiros, a musicista incorporou frevo, choro, samba, marcha e bossa nova.

O texto de abertura do encarte do CD foi escrito pelo jornalista e crítico de jazz Roberto Muggiati. Um dos ícones da guitarra elétrica moderna Scott Henderson também participou de algumas faixas de Avalanche.

Conheça mais sobre o trabalho da musicicta em www.mariliagiller.com.br