Embalagem Tetris Premiada no Brasil Design Award 2018

By 17/12/2018 Awards, News, Portfolio, Prêmio

O projeto Tetris foi premiado com medalha de bronze no prêmio BDA – Brasil Design Award 2018.

Tiranossauro, Triceratops, Allossauro, Jobaria e Pteranodon – os dinossauros de montar Tetris – ganharam um sistema de embalagem descomplicado e inteligente.

A tiragem pequena para produtos encorpados era um desafio: como criar uma embalagem robusta, barata e sustentável?

A ideia foi aproveitar as características e a rigidez do próprio produto – chapas de mdf 6mm. Criamos um rebaixo nas chapas a custo zero (pois é corte programado) para encaixar uma cinta de papelão: a solução que melhor otimiza recursos. Assim, as pessoas vêem o que compram, pois o produto ficou aparente. Optou-se por não usar insumos plásticos.

A cinta em papelão ondulado recebe o rótulo com as informações e instruções. A imagem e nome do dinossauro, número de peças, nível de dificuldade, dimensões do dino montado e comparação com os outros da linha, ficam na frente. As instruções mostram as peças recebidas desenhadas nas chapas, com códigos de cor para facilitar a visualização da montagem em partes.

Com o projeto foi gerada uma economia de aproximadamente 80% em embalagem. A solução adotada de cinta + rotulagem representa aproximadamente 20% do valor em relação a uma embalagem convencional, tipo caixa, que envolve faca especial, impressão, tiragem fracionada e estocagem. A solução da embalagem permitiu o equilíbrio na composição do custo do produto e a viabilidade de comercialização.

O resultado é uma linha de embalagens alinhada com a proposta da Marca: inteligência nas soluções funcionais, uso racional dos recursos e foco na sustentabilidade.