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O projeto de redesign do sistema de embalagem para Oxford Porcelanas do Lumen Design foi premiado com medalha de prata no premio BDA – Brasil Design Award 2018.
Para refletir e reforçar o posicionamento da Marca, sintetizado na expressão “Oxford: A nova geração da porcelana” redesenhamos o baú de madeira, transformando-o em um caixote contemporâneo e versátil, com inúmeras possibilidades no pós uso. Diferenciamos as duas linhas (porcelana e cerâmica) por cor e ícone. Padronizamos as caixas de papelão, agregando etiquetas com dados variáveis para ganho de escala, produtividade e logística.

No caixote, as alças plásticas injetadas e coloridas trouxeram jovialidade e alegria. A linha Daily e Oxford Porcelanas ganharam diferenciação e consistência no conceito e projeto gráfico.
Daily é a linha cerâmica, mais acessível, para o dia a dia. O pássaro foi o ícone escolhido. Seu cantar alegre representa o cotidiano. A cor principal é luminosa, leve e alegre. O conceito “Para seu dia a dia + feliz” traduz a leveza da nova geração, descomplicada, que valoriza os pequenos prazeres que trazem felicidade.

A outra linha é a Oxford Porcelanas, mais cara e sofisticada pelo refinamento do material. O elemento escolhido foi a cereja. Oxford é “a cereja do bolo” na apresentação de qualquer receita. É o toque final. Especial. O conceito “Com amor tudo fica + gostoso” , traduz o que é essencial na gastronomia. O amor no preparo e no cuidado com a apresentação é o que dá alma à louça. O matiz é púrpura intenso, que transmite elegância e imponência.

A informação foi reorganizada, agrupando-se os textos nos três idiomas, melhorando e facilitando a comunicação.
As etiquetas em papel adesivo com dados variáveis ganhou impacto e melhorou sua funcionalidade. A direção de arte para as fotos valorizou a decoração das peças. A bandeira brasileira chancelou a origem do produto. A etiqueta Zebra, impressa em preto traz o conteúdo de forma direta e didática.

A modernização do baú foi inovadora. Solução exclusiva e proprietária para o cliente, permite um rico pós-uso pelo cliente final, apostando na tendência do “Do It Yourself”. Além disso, traz muita versatilidade nos PDVs, pela grande área frontal, possibilitando exposição impactante e criação de nichos modulares.

Em termos de impacto econômico o projeto apresentou a redução de 10% no custo do rótulo, redução de 50% no tempo de montagem das embalagens. O maior benefício do novo caixote foi a melhora na gestão do estoque: Antes os kits eram embalados em baús (kits “presenteáveis”) e em caixas. Desta maneira, era preciso estocar baseado em estimativa de vendas (baús e caixas) e refazer a embalagem (mudar o kit que estava na caixa para baú e vice-versa) conforme a demanda. Hoje todos os kits são embalados em caixas. Estas são facilmente acondicionadas nos caixotes de madeira tipo “gaveta” conforme a demanda. Isso eliminou todo o retrabalho havia na gestão do estoque.

A embalagem, mais moderna, bonita e colorida é ideal para a exposição nas lojas. A eliminação da palha interna dos baús melhorou a visibilidade dos produtos, a Oxford se consolida como empresa sustentável, que preza pela reutilização, e moderna, pois mesmo com mais de 60 anos não deixa de se reinventar e estar alinhada às últimas tendências, a embalagem é reutilizável, o que diminui o impacto ambiental. Além disso, possui acabamento em verniz, aumentando a durabilidade da madeira.