Ícones do jazz: um encontro memorável

By 25/02/2014 Notícias, Portfolio

A capital paranaense teve o privilégio de receber o espetáculo “Raul de Souza convida Ron Carter”, uma série de três apresentações realizada de 14 a 16 de fevereiro no teatro da Caixa Cultural. Foi a primeira vez que o trombonista brasileiro Raul de Souza e o contrabaixista norte-americano Ron Carter dividiram o mesmo palco. Eles trabalharam juntos há mais de 30 anos, em 1973 – quando Souza conheceu Carter, logo ao chegar nos Estados Unidos –, na gravação de Slaves Mass, disco de Hermeto Pascoal lançado em 1977.

Raul de Souza é considerado um dos maiores trombonistas do mundo pela crítica especializada internacional e o contrabaixista Ron Carter, veterano do jazz norte-americano que fez parte do quinteto de Miles Davis entre 1963 e 1968, ao lado de Herbie Hancock, Tony Williams e Wayne Shorter.

Ao lado dos mestres do jazz, participaram desse encontro único o pianista do Trio Corrente Fábio Torres (vencedor do Grammy de melhor álbum latino de jazz em 2014) e Serginho Machado (baixo), além dos músicos curitibanos que acompanham Raul de Souza desde meados da década passada: Glauco Sölter (baixo) e Mário Conde (guitarra).

O show foi inaugurado com “Bossa Eterna” (do álbum homônimo de Souza, de 2008, gravado com João Donato, Luiz Alves e Robertinho Silva) e “10 Minutos”, samba com acento latino de autoria de Conde. Carter se uniu ao grupo em “Encontro”, tema com pegada jazzística escrito por Raul de Souza especialmente para o projeto.

A última série de apresentações de “Raul Souza convida Ron Carter” será realizada em Fortaleza entre os dias 3 a 6 de abril deste ano.

O espetáculo em Curitiba foi patrocinado pela Caixa Cultural com realização da produtora Gramofone e produção de Juliana Cortes. O Lumen apoiou o evento com a criação do design do cartaz e material de divulgação.