Idea Brasil 2013: conheça os três projetos premiados do Lumen

By 07/10/2013 Notícias, Portfolio, Prêmio

O Lumen Design teve três projetos premiados na 6ª edição do Idea Brasil: o mosquiteiro Casulo, o aplicativo Querubim e a linha Fun Sweet Home, de O Boticário. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em 27 de setembro de 2013.

Desde a primeira edição da maior premiação do design nacional, realizada em 2008, o estúdio conquistou nove medalhas. Confira AQUI os projetos premiados nas edições anteriores do Idea.
Conheça a seguir os premiados em 2013.

CASULO (Prata)

Casulo é um mosquiteiro portátil, que tem como característica principal a simplicidade de uso, pois não possui botão, zíper, velcro ou cadarço. Dobrável e compacto, é fácil de armazenar e transportar. Com apenas um movimento, é possível montá-lo de forma rápida e prática. O Casulo permite evitar o uso de inseticidas no ambiente doméstico. Apesar de supostamente inócuos, o contato prolongado com estes produtos tóxicos é causa de muitas alergias, especialmente em crianças. Um acessório opcional, em desenvolvimento, captura os insetos atraídos pelo CO2 da respiração durante o sono. – Uso doméstico ou em viagens, em regiões e épocas onde há incidência de mosquitos. – Situações de risco como enchentes, onde recorre-se a abrigos temporários. – Em atividades próximas a florestas ou pântanos, como assentamentos provisórios de construtoras ou do exército. – Proteção para crianças e idosos.

QUERUBIM (Bronze)

Querubim é um aplicativo que atende a uma questão social importante, reunindo soluções tecnológicas e de usabilidade de maneira eficaz. 75% dos acidentes com idosos acontecem dentro de casa. Quedas são a principal causa de morte acidental neste grupo, e dados do SUS indicam que 30% deles sofrem quedas ao menos uma vez por ano no Brasil. O uso de Smartphones está cada vez mais difundido, mas a maior parte dos aplicativos são voltados para jovens e adultos economicamente ativos. Ainda são raros os aplicativos voltados aos idosos. O Querubim lança mão da familiaridade com smartphones dos familiares, que podem configurar o aplicativo sem dificuldade. O usuário final é o idoso, que frequentemente não tem a familiaridade com a tecnologia e a habilidade para utilizar o Smartphone. Mas as únicas exigências são manter o aparelho ligado e junto de si, de preferência pendurado junto ao peito. O aplicativo alerta os familiares inclusive se a a carga da bateria estiver baixa ou se o aparelho ficar esquecido em algum lugar. A solução de design é o uso dos recursos do Smartphone neste contexto, onde os sensores do aparelho monitoram as atividades do usuário de forma “invisível”, informando os cuidadores em tempo real , como um anjo da guarda.

FUN SWEET HOME (Bronze)

A Linha Fun Sweet Home, de O Boticário, foi criada para o Natal de 2011 em edição limitada. Foi comercializada em todas as 3.300 lojas da rede O Boticário em todo o Brasil e encontra-se esgotada.
A Linha é composta por 7 produtos para cuidados corporais: loção hidratante Fun Doces Memórias, kit 2 sabonetes em barra em forma de suspiro Fun Banho Doce, colônia Fun Chuva na Janela, creme hidratante Fun Doce Festa, estojo Fun Sweet Home com sabonete líquido e esfoliante + loção hidratante, loção hidratante Sonho de Verão e sabonete cremoso Fun Banho de Aconchego. Toda cartucharia é feita em papel supremo 350g, impressão offset 4 x 1 cor e faca especial. Os produtos vêm em frascos e potes de plástico PET injetado, com tampas e válvulas standard, bisnagas ou aerossóis standard, impressos em silk.
A estratégia de investir no design das embalagens como grande diferencial de entrega da Linha Fun foi definida no lançamento da primeira coleção (Ice Cream) em 2008. Foram feitas pesquisas de focus group para análise dos caminhos criativos e produtos da coleção que estava sendo desenvolvida e também para direcionamento e preferências para futuros temas. A partir desses direcionais, a Linha foi criada. Nos primeiros lançamentos tiveram parcerias com a camiseteria (site com concurso de estampa temática) e com a Kibon, inserções de TV em horário nobre, mídia impressa e vitrines com foco no lançamento.