Jazz Icons: A remarkable meeting

A capital paranaense (Curitiba) teve o privilégio de sediar o concerto “Raul de Souza preside Ron Carter”, uma série de três apresentações realizadas entre os dias 14 e 16 de fevereiro no Teatro Caixa Cultural. Essa foi a primeira vez que o trombonista brasileiro Raul de Souza e o baixista americano Ron Carter dividiram o mesmo palco. Eles trabalharam juntos há mais de 30 anos, em 1973 – quando Souza conheceu Carter logo após chegar aos Estados Unidos – gravando “Slaves Mass”, o álbum de Hermeto Pascoal lançado em 1977.

Raul de Souza é considerado um dos maiores trombonistas do mundo pela crítica internacional especializada, e o baixista Ron Carter, veterano do jazz americano, fez parte do grupo Miles Davis entre 1963 e 1968, junto com Herbie Hancock, Tony Williams e Wayne Shorter.

Paralelamente aos mestres do jazz, participaram desta performance o único pianista do “Trio Corrente”, Fábio Torres (vencedor do Grammy de melhor disco de jazz latino de 2014) e Serginho Machado (baixo), também os músicos de Curitiba que tocam com Raul de Souza desde a última década: Glauco Sölter (baixo) e Mário Conde (guitarra).

O concerto começa com “Bossa Eterna” (do álbum de Souza, que leva o mesmo nome, gravado com João Donato, Luiz Alves e Robertinho Silva) e “10 minutos”, samba com sotaque latino composto por Conde. Carter se juntou ao grupo em “Encontro”, tema com influências do jazz escritas por Raul de Castro especialmente para este projeto. Os últimos shows do “Raul de Souza para Ron Carter” acontecerão este ano em Fortaleza, de 3 a 6 de abril.

O show em Curitiba foi patrocinado pela Caixa Cultural, com apoio da marca Gramofone, e produzido por Juliana Cortes. Lumen participou do evento projetando o cartaz e o material publicitário.